Ostara
EQUINÓCIO DA PRIMAVERA
21 à 23 de Setembro (H.Sul) - 21 à 23 de Março (H. Norte)
Ostara leva o nome da Deusa germânica Eostre/Ostara - a correspondência da fertilidade, renovação e renascimento. Neste ciclo a Deusa não é tida mais como a Mãe nutridora e sim como a “Virgem" fértil do amor”. Sua vibração inspira e convida as criaturas na Terra à iniciarem, agirem, semearem e projetarem suas expectativas para tudo que possa crescer em Luz e Poder.
Neste Sabbat, temos um ponto de equilíbrio perfeito na jornada pela Roda do Ano... A noite e o dia possuem mesma duração e estão em perfeito equilíbrio - escuro e claro, masculino e feminino, interno e externo. A Natureza recebe o poder da vitalidade, o Sol está se fortalecendo e os dias estão ficando mais longos e quentes. A promessa gentil e sussurrada de Imbolc é cumprida na fertilidade evidente e abundante da Terra em Ostara.
É chegada a hora da esperança ser transformada em ação, pois a vibração no planeta está expansiva e exuberante aos tons coloridos da Luz, do Amor e da prosperidade - chegamos na Primavera! Junto a ela somos presenteados com a oportunidade do cultivo de novas sementes... A impressão de nossos sonhos, planejamentos e anseios que durante o ciclo de acolhimento projetamos na mente.
EM OSTARA TUDO EMERGE PELA FORÇA DO QUERER!
Eis o momento das oportunidades infinitas reascenderem. O Ar está renovado e fresco, toda a criação respira livremente se elevando a conexão com o estado natural da vida. Em Ostara, presenciamos todas essas manifestações: a matéria ganha vitalidade, passamos a ter maior autonomia na condução de nossos passos e todos os sentidos adentram ao estado mais sensível, possibilitando a mente maior clareza as diversidades aparentes e limitadoras. Nesta função mais elevada, revelamos na sintonia perfeita com a nossa forma trina: mente, corpo e espírito. Nesta sintonia unificada passamos a ouvir, visualizar, saborear e sentir com mais aguces.
A FORÇA DO ELEMENTO AR
Em Ostara o Elemento Ar é a chave motriz dos caminhos de toda a criação - é o Ar que oferece ao reino animal a rota da polinização. O Ar transporta até o olfato o emanar da essência vital, a espiral que achega primeiro dentre todos os demais Elementos, a mensageira que a cada vida neste planeta entrega os designíos de nossos destinos. Cientes desta analogia, chegamos a razão de que somos a Natureza!
Se em Ostara a Natureza está em plena explosão da Vida, por que não aceitar a oportunidade e fazer parte deste magneto?
ENCONTRE ITENS PARA O SEU SABBAT EM NOSSA LOJA...
SIMBOLOGIAS
A Primavera corresponde ao ciclo da fertilidade e o renovar da vida nos campos em todos os reinos da Natureza. Exibe a aquarela de infinitas cores na revelação do arco-íris dando passagem em equilíbrio a fertilidade, abundância, harmonia, amor e paz. Variadas simbologias estão impressas nas culturas de nosso mundo, porém as característica maiores do Sabbat são: Lua, Lebre, Chamas Sagradas e o Ovo.
A LEBRE & LUA
- LUA - a Grande Senhora de Prata que morre todas as manhãs e ressuscita todas as noites, representa o renascimento da Vida na Primavera;
- A LEBRE: na Natureza é um animal noturno com um poder extremo de reprodução (oito filhotes por gestação), podendo procriar em até oito vezes ao ano, além de possuir um sistema imunológico altíssimo. Na tradição celta, a Lebre é o símbolo da Lua - a imortalidade. Acredita-se que assim como a Lua, a lebre morre diariamente para renascer e dar a luz à abundancia e imunidade ao desequilíbrio. Ligada está a várias Deusas lunares tais como: Hécate, Freyja, Holda e Eostre/Ostara.
O OVO
O ovo corresponde a todas as sementes! O equilíbrio da força com o poder criativo, fidelizado na promessa da nova vida impressa. Marca o renascimento da natureza, fertilidade da Terra e de toda a criação. Em muitas tradições o ovo é um símbolo do universo - o ovo "cósmico". A representação da gestação da Unidade - a composição sagrada do útero na encubação em equilíbrio da seiva masculina e feminina, claro (clara) e escuro (gema). A orbe dourada da gema representa o Deus Sol envolvido pela clara branca e cintilante, representada na Deusa Lunar. O equilíbrio perfeito durante a preparação ao momento para que haja a explosão do crescimento e expansão ao renascimento.
AS CHAMAS SAGRADAS
O “FOGO” é presencial em Ostara, ligado está na ativação do ato ritualizado, na evocação das energias a trabalharem em segurança e na saudação ao Deus Sol.
- força a iluminar a terra fértil;
- impressão da renovação;
- Luz da proteção.
Em Ostara acendemos as "Chamas Sagradas" em saudação ao Astro Rei, vibrando ao seu fortalecimento para a imantação da vitalidade em nossas vidas e em toda obra da Criação.
ASPECTOS DA DEUSA E DO DEUS
Deusa da Aurora e o Sol Crescente
DEUSA DA AURORA
Outros nomes: Deusa da Luz, Deusa do amanhecer, Deusa da fertilidade, a Filha do Céu;
Deusas correspondentes: Inanna, Saraswati, Frigga, Freya, Olwen, Astarte, Asasa Ya, Cibele, Flora, Aine e todas as faces donzelas da Mãe.
SOL CRESCENTE
Deuses correspondentes: Cernunnos, Lugh, Nyame, Osiris, Lugh, Aengus, Belenus, Dylan e entre outros na face juvenil.
CORRESPONDÊNCIAS/CÍCLICA
- Incensos: jasmim, morango, violeta e rosas
- Cores: branco e prata, verde, dourado e amarelo;
- Ervas: cinco-folhas, narciso, jasmim, íris, rosa, morango, violeta, madressilva, bálsamo, limão, lavanda, verbena, cravo, tulipa, manjerona, lírio, margarida...
- Pedras: pedra da lua, ametista, água-marinha, hematita, jaspe vermelho, quartzo rosa, ágata, lápis-lazúli, citrino;
- Alimentos: bolos de mel, frutas, ovos, chocolate, pães e entre outros;
- Bebidas: vinho, sangria ou ponche, sucos naturais, água cristalina
VEJA MAIS EM...
Litha - Lammas - Mabon - Beltane - Yule - Imbolc - Ostara - Samhain
Blessed Ostara
Simone G. Pedrolli
Guia da ascensão em missão da Luz e dos caminhos a transformação da consciência imantada pelos "Decretos Divinos".