Mjölnir
- Publicado em: Simbologias
- Imprimir
Segundo a mitologia nórdica, Thor é o Deus zelador de Asgard (fortaleza celestial dos Aesir) da principal tribo dos Deuses, e seu instrumento de poder é o Mjöllnir (Martelo). Assim como a Lança de Odin, o Martelo de Thor fora manufaturado pelos anões e além dos poderes atribuídos, possuía algo em comum ... quando lançado em um inimigo, após a conclusão do feito o mesmo retornava a mão de seu zelador.
Thor, cujo nome remonta a raiz protogermânica ... significa “Trovão” - o Deus da tempestade. O som do trovão era compreendido ao estrondo do Martelo caindo em cima de seus inimigos. Logo que o nome em nórdico antigo para o instrumento... Mjöllnir, provavelmente significasse "Relâmpago".
Embora a etimologia de Mjöllnir seja incerta, a maioria dos historiadores remonta a simbologia a uma raiz indo-europeia que é atestada na palavra eslava antiga mlunuji , russo molnija e galês mellt - todos significando "relâmpago". Também pode estar relacionado nas palavras islandesas mjöll , “nova neve” e mjalli , “branco” - cor do relâmpago e um símbolo potencial de pureza.
O Martelo de Thor era uma arma, porém seu valor ia além, também ocupou um papel central em ritualizações de Fé ao poder divino. Fora utilizado em cerimônias formais para abençoar matrimônios, nascimentos e funerais nos povos germânicos.
Em um episódio do historiador medieval islandês Snorri Sturluson's, Thor matou e comeu suas cabras, depois as trouxe de volta à vida abençoando seus ossos com Mjöllnir.
O historiador dinamarquês medieval Saxo Grammaticus registra que enormes martelos eram mantidos em um dos templos de Thor na Suécia, e que periodicamente haviam ritualizações, sendo que uma das atividades envolvia o bater de martelos contra algum tipo de tambor ecoando o som como um trovão. Para Grammaticus, essas atividades eram de bênçãos e proteção para a comunidade.
ENCONTRE ITENS COM MJÖLNIR EM NOSSA LOJA...
A historiadora Hilda Roderick Ellis Davidson fornece um excelente resumo do uso do Mjöllnir...
"Parece de fato como se o poder do Deus do trovão simbolizado por seu martelo, se estendesse por tudo o que tivesse a ver com o bem-estar da comunidade. Abrangeu cerimônias de nascimento, casamento e morte, sepultamento e cremação, armas e banquetes, viagens, tomada de terras e juramentos entre homens. Mjöllnirr não era apenas o símbolo do poder destrutivo da tempestade e do fogo do céu, mas também proteção contra as forças do mal e da violência. Sem ela, Asgard não poderia mais ser protegida contra os gigantes, e os homens também contavam com esta força para dar segurança e apoiar o império da lei."
A referência dos povos germânicos aos poderes do Mjöllnirr é presumida no conto do Deus Thor, quando o Martelo fora roubado de Asgard...
"Ao dar falta de seu instrumento de poder, Thor arquiteta um plano de resgate fingindo-se de mulher para casar com um dos gigantes - o Deus sabia que o Martelo seria apresentado durante a cerimonia. Vestido de noiva, quando o Mjöllnirr fora apresentado para a consagração do matrimônio, ele o agarrou e destruiu todos os gigantes presentes".
Uma escultura em pedra da Idade do Bronze da Escandinávia aparentemente retrata um casal sendo abençoado por uma figura maior, segurando um martelo - fato que denota a crença ancestral divina.
"Parte dessa bênção consistia em conceder fertilidade ao casal, o que faria sentido as conexões de Thor com a agricultura e a fertilização dos campos", afirma o historiador EOG Turville-Petre.
Por tais evidencias presumimos então quê: os Vikings acreditavam no poder do Mjöllnir...
- Quando algo ou alguém fora consagrado com o Mjöllnirr, estava liberto, abençoado, próspero e protegido por Thor;
- Ao modo inverso utilizado como arma em guerra ... seu zelador cumpria com a missão de estabelecer a ordem sagrada ... banindo todo o caos apresentado no momento.
Suposição esta, fundamentada nos artefatos encontrados em variados sítios onde o Martelo de Thor está impresso: pedras memoriais, amuletos encontrados junto aos túmulos escavados e até moldes de pedra-sabão para a forja dos mesmos.
Esquerda: Thor com Mjöllnirr representado na pedra Altuna, Uppland (Suécia);
Direita: Mjöllnir em uma pedra rúnica (Memorial Södermanland, Suécia).
Molde e amuleto encontrados no vale de Þjórsárdalu (Islândia)
Referência de Texto
Dictionary of Northern Mythology - Rudolf Simek
A Handbook of Germanic Etymology - Vladimir Orel
The Prose Edda Snorri Sturluson - Snorri Sturluson
Gods and myths of northern Europe - H.R. Ellis Davidson.
MAIS SIMBOLOGIAS
Ægishjálmr - Elmo do Terror: o poder, vitória, proteção e coragem;
Berserker - Os Guerreiros Vikings: a justiça e proteção;
Boar - Javali, a montaria da Deusa Freya e do Deus Frey: a felicidade, abundância e paz;
Dragon - Serpente de Midgard: o ciclo da vida;
Fenrir - o lobo de Fenris: a criatura poderosa e imprevisível;
Gungnir - Lança de Odin: a precisão, atração, desapego, poder;
Longship - Navio Viking : o poder, determinação, habilidade, respeito, fidelidade e transporte para os mundos indizíveis e visíveis;
Mjölnir - Martelo do Deus Thor: justiça divina, força, proteção, equilíbrio, prosperidade e Fé;
Raven ou Huginn e Muninn - Corvos do Deus Odin: a sabedoria, a morte e renascimento;
Runas - Alfabeto Futhark: a verdade maior e mais profunda;
Sleipnir - Cavalo do Deus Odin: a velocidade, segurança, sabedoria, vida eterna e transcendência.
Suástica - Roda do Sol do Deus Thor: a proteção e o poder da continuidade - a energia vital;
Triquetra - Trindade: os ciclos da vida (Mitologia Nórdica & Celta);
Triskelion - Chifres do Deus Odin: a força, sabedoria, intuição e união;
Valknut - Nó dos Escolhidos : a proteção, transcendência, sabedoria, o poder da evolução;
Vegvisir - Bússola Viking: a orientação, manutenção do curso e proteção;
Viking Axe - Machado Viking: a força, audácia, sabedoria e coragem;
Yggdrasil - Árvore da Vida: os Mundos dos Deuses e do homem.
Bênçãos Plenas
Simone G. Pedrolli
Guia da ascensão em missão da Luz e dos caminhos a transformação da consciência imantada pelos "Decretos Divinos".